MESTRE ZÉ DUDA: gostaria que você me contasse a como você entrou no maracatu. qual foi sua inspiração pra cantar?
MESTRE JOÃO PAULO: sempre acompanhei o maracatu leão formoso. ainda não tinha vontade de
cantar mas acompanhava. “respondi” muito ao mestre cosme antonio em sambada. eu
cortando cana... aí tinha um mestre de boi chamado luiz ramos e lá a gente
começou a cantar umas marcha e ele me chamou pra ir ao ensaio dele, perguntou o
que eu queria cantar. depois disso o povo gostou e didi me chamou pra cantar
num concurso do boi. sei que o pessoal acabou gostando mais de mim do que do
proprio mestre. entao cantei e fiquei em terceiro lugar. mas minha inspiração
mesmo foi com mestre Dedinha com o Canário Voador em Belo Oriente. ele cantava
uns versos bem alinhados. comecei no Boi, cantando os versos de Dedinha..Minha
inspiração foi mestre Dedinha de Araçoiaba.
M Z D. :
quantos anos você brincou no maracatu leão formoso?
M JP : cinco anos
M Z D: depois
você formou o leão misterioso?
M JP: foi
M ZD: o que você
diz da profissão
M JP: eu amo a
profissão de mestre, por que foi através disso que eu fiquei conhecido no
cenário da cultura, na cidade de São Paulo e em vários outros lugares.
M Z D: existe
diferença entre o seu maracatu e o Leão Formoso?
M JP : existe por
que no formoso eu fui mestre mas no misterioso eu sou mestre e eu eu sou o dono
entao tudo passa pelas minhas maos.
M Z D: você se sente orgulhoso ou não por ser conhecido como o
papa do maracatu?
M JP: não, por que
o titulo de mestre foi so por causa do cd que eu gravei. um amigo botou esse apelido por que na época, o papa tbm se chamava joao paulo. mas não tem nada haver com algun mérito, é
um apelido. não tem por que me engrandecer por causa disso.
“um mestre
pra gravar com outro mestre é muito fácil, mas gravar sozinho como eu e voce
fizemos é difícil.”
MESTRE LUIZ CABOCLO: em todos
esses anos o que mais marcou você dentro da brincadeira de maracatu?
MESTRE JOÃO PAULO: o que marcou
mesmo foi um dia que eu estava cantando num palco em carpina e veio uma mulher
pedindo uma esmola. eu continuei cantando e fiz um verso que dizia: “pra que
rasgar a camisa de um menino indo pra escola, pra que negar uma esmola? quem
pede é por que precisa”. entao ela tirou uma moeda de um real e veio me dar
dizendo que eu era muito bom e que tinha tocado ela com meu verso.
M LC.: pra vc qual
a importância do mestre caboclo?
M JP: mestre
caboclo pra mim é exemplo de responsabilidade e bom exemplo dentro de um
maracatu. tem que saber trabalhar dentro do maracatu nos adereços inclusive.
não é só a beleza da dança que conta.
AFONSO OLIVEIRA: a entrada
dos violeiros no maracatu mudou muito?
MESTRE JOÃO PAULO mudou. e o
jeito dos mestres cantar também. os mestres se aperfeiçoaram com os cantadores
de viola. a métrica das rimas também evoluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário